Algarve Meu Algarve

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Salinas de Faro e Cais Neves Pires

Postal Salinas de Faro e Cais Neves Pires


As Salinas de Faro e o Cais Neves Pires situam-se no Parque Natural da Ria Formosa, junto à Cidade de Faro. Actualmente, encontram-se abandonados.

Vista de satélite das Salinas de Faro e do Cais Neves Pires

Legenda:
1- Salinas de Faro
2- Cais Neves Pires







Ao longo dos caminhos destas salinas pode-se observar vegetação herbácea de pequena dimensão.






O maçarico-galego é uma das diversas aves que se podem encontrar neste local. Esta é uma das maiores aves limícolas da avifauna portuguesa e um dos maiores membros da família Scolopacidae.

Maçarico-galego
Ordem
Charadriiformes
Família
Scolopacidae
Género & Espécie
Numenius phaeopus
Peso
Cerca de 454 gramas
Comprimento
36-46 centímetros
Envergadura
Cerca de 81 centímetros
Época de reprodução
Maio-Junho
N.º de ovos
2-5
Período de incubação
27-28 dias
Intervalo entre os nascimentos
1 ano
Dieta típica
Pequenos invertebrados aquáticos, crustáceos (ex. caranguejos), insetos e moluscos.
Longevidade
Mais de 11 anos

















Esta ave apresenta um longo e fino bico curvado para baixo, mais sensível na ponta, especializado na busca de comida em estreitas e profundas aberturas. A língua move a comida para a parte traseira do longo bico.
A sua plumagem acastanhada da parte de cima, que serve de camuflagem, contrasta com a plumagem branca da parte de baixo. As suas asas são fortes e o seu rabo é curto em comparação com o resto do corpo. Caracteriza-se por ter umas longas pernas, que o ajudam a caminhar na água durante as marés altas. A sua visão é arguta e mantém sempre um olho vigilante sobre a sua envolvente.
O maçarico-galego encontra-se constantemente, individualmente ou em grupos pequenos, em busca de alimento nos lodos, rochedos ou praias.
Esta espécie nidifica nas regiões árcticas e migra maioritariamente para África, sul da Ásia, Austrália e América do Sul. Durante as migrações, esta ave pode aparecer em estuários, lagoas e pastagens. Bandos de migradores, de dimensões variáveis, permanecem em formação V durante longas viagens, que podem atingir 4 000 km, como por ex. entre o sul do Canadá e o sul da América. Enquanto ave migradora de passagem, pode ser avistada sobretudo ao longo de todo o litoral português, nos meses de Abril e Maio e de Setembro e Outubro. Existe uma pequena população invernante desta espécie dispersa pelo litoral do sul de Portugal.
O maçarico-galego distingue-se do maçarico-real apenas por ser um pouco mais pequeno e por ostentar 2 grandes riscas escuras na cabeça. 

Maçarico-galego (Numenius phaeopus)


Deste local avista-se a Ria Formosa, o Cais Novo de Faro e a Cidade de Faro. 















O antigo Cais Neves Pires encontra-se, há muitos anos, desativado e degradado. Neste cais efetuavam-se cargas e descargas relativas ao transporte marítimo de sal.







2 comentários: