Algarve Meu Algarve

sábado, 23 de junho de 2018

Pernilongo (Himantopus himantopus)


Vídeo Pernilongo (Himantopus himantopus) #Algarve #Portugal: https://www.youtube.com/watch?v=44_VhiKcKQA

O Pernilongo ou Pernalonga (Himantopus himantopus) é uma ave limícola grande, da família Recurvirostridae. Como o nome indica, tem pernas longas rosadas. Em espanhol esta ave é denominada por Cigueñela o que induz ao facto do seu perfil ser semelhante ao de uma cegonha em miniatura. Caracteriza-se também pela plumagem branca e preta e bico preto, fino e direito. Pode atingir 36 cm de altura.


















Esta ave alimenta-se de invertebrados, pequenos vertebrados e sementes. Encontra o alimento à superfície ou debaixo de água.









O Pernilongo ocorre sobretudo no litoral, mais precisamente nos estuários, lagoas, salinas, rias e açudes. A Ria Formosa e a Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António são dos poucos locais de Portugal onde nidifica. 
Esta espécie pode ser observada no Algarve ao longo de todo o ano. Na Primavera, os casais constroem os seus ninhos perto de água, numa depressão no solo ou em vegetação rasteira e utilizam pequenos ramos, raízes e folhas para os acamar. Preferem áreas com alguma vegetação dispersa uma vez que ajudam a proteger os juvenis. 
Os Pernilongos fazem uma postura anual, normalmente de 3 a 4 ovos, de forma oval, lisos, de cor castanho pálido com pintas pretas. Ambos os sexos incubam ao longo de 23 a 25 dias. Os juvenis são excelentes nadadores desde muito pequenos e começam a voar entre os 35 e os 42 dias de vida. A sua plumagem permanece acastanhada até ao primeiro inverno.





















Sem comentários:

Enviar um comentário