Algarve Meu Algarve

quarta-feira, 13 de junho de 2018

Alfaiate (Recurvirostra avosetta)


Vídeo Alfaiate (Recurvirostra avosetta) #Algarve #Portugal: https://www.youtube.com/watch?v=9UKKk-NV6x4



O Alfaiate (Recurvirostra avosetta) é uma ave limícola grande, da família Recurvirostridae. O seu nome deve-se ao formato do seu bico, que aparenta uma tesoura ou uma agulha fina e comprida, bastante recurvada para cima. Caracteriza-se também pela plumagem branca e preta, bico preto e longas patas cinzentas-azuladas. Ambos os sexos têm a plumagem muito parecida durante todo o ano. Normalmente, as fêmeas apresentam uma zona mais pálida em redor da base do bico e um anel pouco marcado à volta dos olhos.











































Esta ave alimenta-se de invertebrados, insetos, crustáceos e pequenos peixes. Encontra o alimento através do tato, balançando o bico entreaberto, de forma repetida e regular, debaixo de água pouco profunda e no lodo. Em águas límpidas deteta o alimento visualmente.










O Alfaiate ocorre sobretudo no litoral, mais precisamente nos estuários, lagoas, salinas e rias. A Ria Formosa e a Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António são dos poucos locais de Portugal onde nidifica. 
Esta espécie pode ser observada no Algarve ao longo de todo o ano. Na Primavera, os casais constroem os seus ninhos perto de água, numa depressão no solo ou em vegetação rasteira e utilizam pequenos ramos, raízes e folhas para os acamar. Preferem áreas com alguma vegetação dispersa uma vez que ajudam a proteger os juvenis. 
Os Alfaiates fazem uma postura anual, normalmente de 3 a 4 ovos, de forma oval, lisos, de cor castanho pálido pintalgado a preto. Ambos os sexos incubam ao longo de 23 a 25 dias. Os juvenis são excelentes nadadores desde muito pequenos e começam a voar entre os 35 e os 42 dias de vida. A sua plumagem permanece acastanhada até ao primeiro inverno.
























Sem comentários:

Enviar um comentário