Algarve Meu Algarve

sábado, 3 de dezembro de 2016

Vila de Castro Marim

A Vila de Castro Marim, sede do concelho de Castro Marim, localiza-se junto à Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António, na margem do Rio Guadiana. 
Castro Marim é uma das localidades mais antigas do Algarve. Há 5000 anos a.C. já aqui existiam povos exploradores de metais. Esta vila foi povoada por vários povos (ex.: fenícios, cartagineses, vândalos e mouros).
Os romanos iniciaram aqui uma estrada, paralela ao rio Guadiana, que passava por Alcoutim, Mértola e Beja, seguindo até Lisboa. 
Esta localidade foi um importante centro durante o domínio árabe, que durou cerca de 4 séculos, até 1242, altura em que D. Paio Peres Correia a conquistou.
Nesse período, este local era uma ilha rodeada por águas baixas e um porto importante. A foz do rio Guadiana era mais larga e a vila estava mais próxima do mar. Por aqui entrava o comércio oriundo do Mediterrâneo.
A sua localização estratégica face à fronteira com o reino de Castela e a necessidade de afugentar os ataques mouros do Norte de África, explicam a existência do Castelo de Castro Marim, do Forte de São Sebastião e do Revelim de Santo António, cada um na sua colina, e das muralhas que envolviam todo o casario, existindo ainda alguns troços. As suas ameias constituem um miradouro privilegiado da zona envolvente. 
A sua história proporcionou a popularização de lendas sobre princesas mouras e cavaleiros corajosos que as pretendiam arrebatar aos encantamentos.
Nesta vila predomina a arquitetura tradicional do Algarve, que se caracteriza por casas caiadas, janelas e portas emolduradas por barras coloridas, platibandas decoradas, chaminés rendilhadas e azulejos.
Gentílico: Castromarinense




































































Sem comentários:

Enviar um comentário