Algarve Meu Algarve

sábado, 3 de dezembro de 2016

Vila de Castro Marim - Castelo de Castro Marim

O Castelo de Castro Marim localiza-se no cimo de uma colina, que permite mirar a vila e a sua envolvente, incluindo a Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António, a cidade de Vila Real de Santo António e a cidade de Ayamonte.
O denominado Castelo Velho foi mandado construir pelo rei D. Afonso III, no séc. XIII. E foi dentro das suas muralhas que a vila nasceu.
Entre o séc. XIII e o séc. XVIII, esta fortaleza de fronteira, foi alvo de várias campanhas de construção.
Em 1279, no reinado de D. Dinis, foi construída a Cerca medieval. No início do séc. XIV, Castro Marim foi a primeira sede da Ordem de Cristo, que foi criada para substituir a Ordem dos Templários. O Infante D. Henrique foi nomeado governador da ordem e morou no Castelo de Castro Marim.
No princípio do séc. XVI, no reinado de D. Manuel, o Castelo Velho foi beneficiado com obras e a sua estrutura quadrangular foi reforçada com torreões de forma circular. 
Durante a Guerra da Restauração (1640-1668), o Castelo foi remodelado e ligado ao Forte de São Sebastião através da Cerca Seiscentista. Castro Marim tornou-se então a principal praça de guerra do Algarve.
No recinto das muralhas existem vestígios da Igreja de São Tiago, do Palácio dos Alcaides e de algumas habitações.
A 24 de Junho de 2007 foi inaugurado o Núcleo Museológico do Castelo de Castro Marim. Encontra-se no interior do Castelo e atesta aspetos etnográficos, geológicos, arqueológicos e históricos da região. O seu acervo é proveniente de escavações arqueológicas realizadas no local e é constituído por objetos artesanais pertencentes a diversos povos.
Encontra-se classificado como Monumento Nacional desde 1920.





























































Vista panorâmica de Castro Marim, segundo Duarte d’Armas (Séc. XVI)





























Figuras femininas de vidro do séc. IV a.n.e.



































































Sem comentários:

Enviar um comentário