Algarve Meu Algarve

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Quinta de Marim e Chalé João Lúcio


Vídeo Quinta de Marim e Chalé João Lúcio - Algarve - Portugal: https://www.youtube.com/watch?v=HsJ_chA_vI4&t

A Quinta de Marim e o Chalé João Lúcio situam-se no concelho de Olhão, no Parque Natural da Ria Formosa (PNRF). 
Esta quinta tem cerca de 60 hectares. Ao longo de um percurso, pedestre e ciclável, com cerca de 2,5 km, pode-se observar diversas espécies de fauna e flora em diferentes habitats (pinhal, salinas, sapal, juncal, lago de água doce, dunas e pomar de sequeiro).
Encontra-se também aqui o Moinho Novo de Marim. Laborou entre 1885 e 1970, tendo sido o último moinho de maré da Ria Formosa a cessar a atividade. Este moinho tinha 6 casais de mós. O moleiro e a sua família habitavam no edifício do moinho. Na década de 1980 e em 2008 foi beneficiado com obras.
O CEAM - Centro de Educação Ambiental de Marim, alberga a sede do Parque Natural da Ria Formosa. Neste centro interpretativo existem exposições relacionadas com o ambiente e a Ria Formosa. Este centro procura desenvolver atividades de sensibilização e educação ambiental e representar as componentes naturais mais significativas desta área protegida, criada em 1987. O símbolo do PNRF é o caimão (Porphyrio porphyrio).

O Chalé João Lúcio foi projetado pelo poeta e advogado olhanense João Lúcio (1880 – 1918). Foi construído no início do séc. XX. Constitui um dos melhores exemplos da arquitectura simbolista existente em Portugal. Apresenta 3 andares e uma planta circular em torno de um quadrado. A base da casa remete-nos para a quadratura do círculo, presente em vários sistemas de pensamento. Os acessos realizam-se a partir de 4 escadas orientadas para os pontos cardeais e conotadas com os 4 elementos da natureza. A escadaria a norte tem a forma de peixe, a sul de guitarra portuguesa, a nascente de violino e a poente de serpente. O peixe representa a água, a guitarra o fogo, o violino o ar e a serpente a terra. Assim, não apresenta uma fachada principal, tem 4 fachadas igualmente importantes. No interior, muitas janelas e uma claraboia permitem a abundância de luminosidade. Atualmente funciona aqui uma ecoteca e um museu.



















































CEAM - Centro de Educação Ambiental de Marim



























































































Pinhal









































Juncal












Dunas







Sapal



Moinho Novo de Marim



















































































































































































































































































































































































































Cerro de São Miguel



Pomar de Sequeiro




















































Chalé João Lúcio

































































Sem comentários:

Enviar um comentário