Algarve Meu Algarve

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Dia de São Martinho - Lenda e Tradição


No dia de São Martinho, 11 de Novembro, realiza-se o magusto um pouco por toda a região do Algarve. Normalmente, esta tradição reúne a família e os amigos à volta de uma fogueira, na qual se assam castanhas. Esta celebração consiste na partilha de castanhas, estando assim associada à produção de castanhas no Algarve e à lenda de São Martinho.

Lenda de São Martinho:
Era uma vez um menino chamado Martinho.
O seu pai era general e treinava os soldados do Imperador. Um dia, o Imperador ordenou que o pai de Martinho fosse transferido para Pavia, em Itália.
Já em Pavia, enquanto Martinho brincava com o peão, surgiu uma trovoada. Martinho assustou-se tanto que correu para se refugiar numa igreja. No interior da igreja estava um bispo a contar histórias, que despontaram no Martinho o interesse pelo catecismo.
Mais tarde, o pai de Martinho disse-lhe: - És alto e forte. Acho que já podes ser soldado!
Nesse mesmo dia, pai e filho rumaram ao palácio do Imperador. Martinho recebeu a espada, uma capa e a ordem para ir lutar para França. O pai explicou-lhe que metade da capa não lhe pertencia: seria sempre do Imperador e ele devia usá-la para se lembrar que estava ao serviço do Império.
Quando Martinho ia a caminho da cidade de Amiens surgiu uma grande tempestade. O vento soprava frio. Quando estava a chegar às portas da cidade, viu um homem a pedir esmola, cheio de frio, à beira da estrada. Martinho parou imediatamente o cavalo. Procurou algumas moedas no bolso, mas nada encontrou. Então lembrou-se de lhe dar metade da sua capa de soldado! (Martinho não podia dar-lhe a outra metade, pois pertencia ao Imperador). Sem hesitar, pegou na espada, rasgou a capa em duas partes iguais e entregou uma metade ao homem. Nesse momento aconteceu um milagre. Para que nenhum dos homens passasse mais frio, as nuvens desapareceram e o sol brilhou com toda a força. É por isso que ainda hoje, quando faz sol em Novembro, dizemos que é o Verão de São Martinho!
Martinho era um homem tão bom que se tornou santo.


















Sem comentários:

Enviar um comentário