Algarve Meu Algarve

sábado, 2 de julho de 2016

Cidade de Faro - Arco da Vila

O Arco da Vila constitui um acesso do recinto muralhado da Vila Adentro. Foi mandado construir pelo Bispo do Algarve D. Francisco Gomes de Avelar e projetado pelo arquiteto italiano Francisco Xavier Fabri. A sua inauguração ocorreu em 1812.

Apresenta um estilo arquitetónico neoclássico. Foi classificado como Monumento Nacional em 1910.


No topo deste ex-líbris da Cidade de Faro podem-se observar vários ninhos de Cegonha-branca (Ciconia ciconia).










O arco semicircular encontra-se ladeado por colunas jónicas e coroado por um nicho com uma estátua em mármore de São Tomás de Aquino, um dos santos padroeiros de Faro. Entre 2 pirâmides eleva-se uma torre sineira onde se pode observar um relógio com mostrador luminoso, que foi oferecido pelo Sr. António dos Santos Fonseca. Foi esculpido um coração na ponta de cada ponteiro. Este relógio foi inaugurado em 1920.










A Porta Árabe encontra-se numa lateral interior do Arco da Vila. Foi desentaipada em 1992. Trata-se de uma das antigas portas da cidade, que data do séc. XI. Ostenta um arco em forma de ferradura, característica da arquitetura islâmica.








Por cima do Arco da Vila, na fachada traseira, encontra-se a Ermida de Nossa Senhora do Ó, também denominada por Nossa Senhora d’Entre Ambalas Águas. Esta capela foi mandada construir por marinheiros e remonta ao séc. XIV. No interior existem azulejos nas paredes com motivos de aves e flores.







Sem comentários:

Enviar um comentário