Algarve Meu Algarve

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Os Maios no Algarve

Os Maios ou as Maias são uma tradição que teve origem na Antiguidade Clássica e que se difundiu por toda a Europa. Esta festividade continua a ser realizada, no dia 1 de Maio, como um símbolo da vinda da Primavera, da fecundidade da terra e do despertar da vida após o frio e rigoroso Inverno.
No Algarve, os Maios perduraram até aos nossos dias, apresentando algumas alterações ao longo do tempo. Esta tradição começou por ser uma homenagem à Deusa Maia e à fertilidade dos campos. No início, as meninas donzelas vestiam-se de branco e enfeitavam a cabeça com flores e uma coroa, sentavam-se às portas das casas ou nas açoteias e em frente delas cantava-se e dançava-se um baile de roda. As raparigas não deveriam sorrir nem pestanejar e eram chamadas de Maias. Ainda se costuma dizer em relação a uma pessoa parada, que parece um Maio. O objectivo dos rapazes era tentar fazer a Maia sorrir. Nas aldeias as Maias competiam entre elas e aquela cujo baile tivesse mais gente era eleita a Maia da Aldeia.
Posteriormente, a Maia passou a ser substituída e personificada por uma boneca, designada por Maio, feita de palha de centeio, farelos e trapos, vestida com traje branco e cercada de flores. Quando a noite caía, dançava-se em seu redor e as moças cantavam:

"O meu Maio moço
Ele lá vem
Vestido de verde
Que parece bem.

O meu Maio moço
Chama-se João
Faz-me guarda à casa
Como um capitão.”

Há cerca de 40 anos a tradição dos Maios quase se perdeu no Algarve. No entanto, nos últimos anos voltou a ser cumprida, com um entusiasmo crescente.
Actualmente, a tradição dos Maios baseia-se na colocação de bonecos, feitos artesanalmente pela população, com palha e diversos tecidos e acessórios, em vários locais, sobretudo à porta das suas casas. Estes bonecos, em tamanho próximo do natural, de ambos os sexos, são normalmente acompanhados de versos com crítica social, visando satirizar as vivências da região, relacionadas sobretudo com as pessoas influentes da terra que poderiam fazer mais por ela. Os Maios costumam atrair vários visitantes.
Seguem-se algumas fotos de Maios captadas na berma da Estrada Nacional 125, entre Olhão e Fuzeta, em 2014.


Postal Os Maios no Algarve - 2014
























Os seguintes Maios encontravam-se na Biblioteca Municipal de Faro, em 2014.





Sem comentários:

Enviar um comentário