Algarve Meu Algarve

domingo, 25 de maio de 2014

Vila de SBA - Antigo Palácio Episcopal, Jardim da Verbena e Piscinas Municipais

Vídeo Vila de São Brás de Alportel: https://www.youtube.com/watch?v=Sr-pxULcOZQ

O Antigo Palácio Episcopal data do séc. XVII, tendo sido mandado construir pelos bispos D. Simão da Gama e D. António Pereira da Silva para ser residência de veraneio dos bispos e altos dignatários da diocese do Algarve, devido à localização da vila próxima de Faro e ao seu microclima fresco de verão. Este palácio é constituído por 4 partes distintas: a zona nobre; o equipamento de apoio; o jardim, que se distribui em vários níveis; e a zona agrícola.
Este palácio foi modificado no início do séc. XX. Após a elevação da freguesia de Alportel a concelho, em 1914, este edifício albergou a primeira Escola Primária.
Actualmente enquadra a zona das Piscinas Municipais. Desde 2009, encontra-se aqui o Centro de Artes e Ofícios, que visa promover e preservar as artes e os ofícios tradicionais. Este centro apresenta exposições de diversas manifestações artísticas, dando a conhecer as mais recentes inovações nas aplicações das tradicionais técnicas artesanais.
Da primitiva construção restam actualmente uma parte do edifício principal; um jardim, conhecido pela população local como Jardim da Verbena; e uma monumental fonte barroca com 8 bicas, coberta por uma cúpula, que ostenta as armas do bispo D. António Pereira da Silva.






















































Sem comentários:

Enviar um comentário