Algarve Meu Algarve

terça-feira, 25 de março de 2014

Tavira - Ponte Antiga sobre o rio Gilão

A Ponte Antiga sobre o rio Gilão, conhecida por Ponte Romana, encontra-se referenciada desde o séc. XIII. Em Tavira existe a crença de que esta ponte foi construída pelos romanos.
No início, esta ponte era fortificada junto da entrada Sul, onde se encontrava a Torre do Mar. Esta torre, de origem medieval, tinha planta octogonal, funcionaria como torre albarrã e estava adossada às muralhas da cidade através de uma arcada que foi demolida em 1883.
Até ao séc. XVII, a estrutura que ligava as duas margens apresentava uma planta cruciforme devido à existência de um imponente quebra-mar central, tendo existido casas habitadas sobre o tabuleiro.
Em 1655, a estrutura da ponte ruiu. Em 1657, foi concluída a sua reconstrução, que substituiu o quebra-mar central por um arco, perfazendo assim os 7 actuais arcos da ponte. Apesar dos parcos recursos económicos do reino como consequência da Guerra da Restauração, que opôs Portugal a Espanha entre 1640 e 1668, a reconstrução da ponte foi realizada de forma rápida devido à sua operacionalidade e valor estratégico. O rei D. João IV enviou o arquitecto das ordens militares Mateus do Couto, que em conjunto com o engenheiro militar francês Pedro de Santa Colomba, elaborou o projecto. A Câmara de Tavira financiou a obra. Os tavirenses contribuíram com mão-de-obra, orientada por 3 mestres-pedreiros vindos de Lisboa.
As cheias que ocorreram a 3 de Dezembro de 1989, danificaram a ponte. Um dos seus talha-mares ficou praticamente destruído e dois arcos muito danificados. Consequentemente, foram realizadas obras de restauro que terminaram em finais de 1992. O uso desta ponte passou a ser exclusivamente pedonal.
Actualmente, na entrada sul do tabuleiro, encontra-se um pequeno painel de azulejos em homenagem às lutas militares que aqui decorreram aquando da crise dinástica que atingiu Portugal, após o reinado de D. Fernando I, entre 1383 e 1385. Sobre a ponte, Gonçalo de Mendonça, de Faro, com outros moradores da mesma vila, defensores da causa do Mestre de Avis, digladiaram-se com os partidários do Rei de Castela, vencendo-os. 



 Painel de azulejos na entrada sul da ponte






 Existem bancos de pedra aninhados na parte superior dos contrafortes da ponte.





Sem comentários:

Enviar um comentário