Algarve Meu Algarve

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Tavira - Torre de Tavira

A Torre de Tavira encontra-se instalada no antigo Depósito de Água de Tavira, que se situa no ponto mais alto de Tavira, o Alto de Santa Maria, a quase 100 metros acima do nível do mar. Este depósito mede aproximadamente 11 metros de altura e encontra-se no centro histórico da cidade de Tavira.
O Depósito de Água de Tavira foi inaugurado em 1931 a fim de abastecer toda a cidade de Tavira. Posteriormente, a construção de barragens tornou-o obsoleto. A partir de 1981 ficou desativado.
Em parceria com a Câmara Municipal de Tavira, que cedeu o antigo e abandonado depósito de água por um período de 25 anos, a CDEPA (Casa da Cultura, Ciência e Actividades Turísticas) converteu-o na primeira Câmara Obscura do Algarve.
A Câmara Obscura foi a primeira descoberta importante para a fotografia. Trata-se de um simples princípio óptico, utilizado por Leonardo da Vinci. Esta câmara é composta por um espelho móvel e duas lentes de aumento fixas colocados no final de um tubo, situado numa cavidade acima e para fora do depósito. A luz entra através da cavidade, incide sobre o espelho e passa pelas lentes, fazendo com que a imagem a 360 graus, em tempo real e em movimento se reflicta num écran horizontal com dois metros de diâmetro.
Cada visita tem a duração de 15 minutos e um limite de 15 pessoas, que são acompanhadas por um guia que apresenta uma explicação sobre o património histórico-cultural da cidade.



Torre de Tavira vista do Museu Municipal de Tavira - Palácio da Galeria
 

Sem comentários:

Enviar um comentário