Algarve Meu Algarve

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Tavira - Museu Municipal de Tavira – Palácio da Galeria

O Palácio da Galeria situa-se no Alto de Santa Maria (Calçada da Galeria). A origem deste palácio, o mais nobre edifício civil da cidade de Tavira, data provavelmente da Idade Média conforme testemunham os vãos góticos no seu interior. No séc. XVI, foi construída uma notável galeria renascentista.
Até 1737, o Palácio da Galeria pertenceu à nobreza local ligada à terra e à defesa das praças de África. Posteriormente, teve os seguintes sucessivos proprietários: a irmandade que geria o Hospital do Espírito Santo; o brigadeiro Francisco da Silva Pacheco, ministro da Ordem do Carmo de Faro e sobrinho do Bispo D. António Pereira da Silva; e o desembargador João Leal da Gama Ataíde, que recrutou Diogo Tavares de Ataíde, o arquitecto e mestre-de-obras algarvio mais distinto do séc. XVIII, para remodelar o palácio em meados do séc. XVIII.
Diogo Tavares de Ataíde, designado por entalhador de pedra, é responsável pelas formas dinâmicas e barrocas da fachada do palácio, destacando-se os vãos e o portal com molduras lavradas com motivos geométricos nas ombreiras e verga arquitravada. No interior, o mestre restaurou a galeria quinhentista que baptizou o palácio, através da manutenção das suas colunas e capitéis antigos e da sobreposição de arcos novos com incisões decorativas.
Nos séculos XIX e XX, o Palácio da Galeria deixou de ser residência nobre passando a pertencer à Câmara de Tavira e a ter diversas funções, desde Tribunal a Escola Técnica.
Atualmente, encontra-se aqui instalado o núcleo central do Museu Municipal de Tavira, inaugurado em 2001, após obras de reabilitação.
 














Átrio do Palácio da Galeria




Poço Nº 2





























 
 

Exposição temporária “Memória e Futuro”, patente até 31 de Dezembro de 2014:














































































 
 

Exposição temporária “Dieta Mediterrânica- Património Cultural Milenar”, patente até 29 de Março de 2014:











Créditos - Kärsti Stiege









































 

































 
 














 








 
 


 





























 

Sem comentários:

Enviar um comentário