Algarve Meu Algarve

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

FOLKFARO - Folclore Internacional Cidade de Faro

O Folkfaro – Folclore Internacional Cidade de Faro surgiu em 2003. Começou por se chamar Rancho Regional Algarvio ou Rancho do Algarve uma vez que era o único na região.
A duração e os participantes deste festival aumentaram. Actualmente, o Folkfaro é o maior Festival de Folclore Internacional a Sul do Tejo. Este evento foi concebido e tem sido organizado pelo Grupo Folclórico de Faro.
O Grupo Folclórico de Faro tem representado Portugal em vários países: Brasil, Canadá, Chipre, Espanha, EUA, França, Grécia, Hungria, Itália, Marrocos, México, República Checa, Rússia, Suíça e Turquia.
O Corridinho era considerado a expressão máxima das danças populares algarvias. Entretanto, o virtuosismo dos tocadores e a habilidade dos dançarinos nas escovinhas e sapateados também se tornaram famosos. A tradição oral encontra-se representada nos Bailes de Roda, destacando-se o característico Baile Mandado.
Em 2013, o Folkfaro decorreu entre 17 e 25 de agosto, no Palco da Doca de Faro. Nesta 11ª edição, este festival contou com a presença de 6 grupos internacionais, provenientes da Albânia, Egipto, Espanha, EUA, Índia e Porto Rico. A nível nacional, participaram grupos de folclore do Algarve, Beira Litoral, Baixo Minho, Beira-Baixa, Alta Estremadura e Madeira.
 
Logótipo do FolkFaro

FolkFaro no Palco da Doca de Faro visto do Jardim Manuel Bívar



Seguem-se algumas fotos do Grupo Folclórico As Tricanas de Ovar, oriundo da Beira Litoral:
 





As seguintes fotos são do Rancho Folclórico Bombos e Adufes da Casa do Povo do Paúl, proveniente da Beira-Baixa:
 












Seguem-se algumas fotos do Grupo Folclórico da Corredoura, oriundo do Baixo Minho:
 












 

Sem comentários:

Enviar um comentário