A Aldeia de Martim Longo, também designada por Martinlongo ou Martilongo, situa-se no Concelho de Alcoutim, em plena Serra do Caldeirão. Nesta aldeia predominam as ruas estreitas, ladeadas por casas brancas com janelas, portas e embasamentos emoldurados de diversas cores. Sobressai também a utilização de xisto na arquitetura local.
A Rotunda do Forte data de 1944. Em 2008 foi requalificada e passou a simbolizar o artesanato e a heráldica da freguesia.
O Cantinho da Memória - Ciclo do Pão foi inaugurado em 2017. Este espaço pretende relembrar a importância regional em relação à produção de trigo, moagem e panificação.
A Ermida do Espírito Santo data do séc. XVI.
A Escultura A Enfusa pretende representar a arte da Olaria local.
O Cantinho da Memória - Cantar as Janeiras foi inaugurado em 2019. Este espaço pretende simbolizar a tradição local de Cantar as Janeiras na noite de Reis.
A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição data do séc. XVI. Apresenta uma arquitetura manuelina, podendo-se destacar os portais e os contrafortes cilíndricos.
A Lagoa de Martim Longo desde os tempos medievais que é registada como uma lagoa que nunca seca. Atualmente esta maravilha natural encontra-se artificializada nas margens devido a uma construção inadequada neste local.
Na periferia da aldeia encontra-se a Ermida de São Sebastião. Apresenta contrafortes tardo-medievais.
Sem comentários:
Enviar um comentário