Algarve Meu Algarve

terça-feira, 10 de julho de 2018

Andorinha-das-chaminés (Hirundo rustica)


Vídeo Andorinha-das-chaminés (Hirundo rustica) #Algarve #Portugal: https://www.youtube.com/watch?v=MrJwGFpsE34

A Andorinha-das-chaminés (Hirundo rustica) é uma pequena ave da família Hirundinidae. Ambos os sexos apresentam a plumagem azulada (que pode parecer preta à distância) na cabeça, dorso, cauda e asas, preta nas penas de voo, avermelhada nas faces e garganta e branca no peito e barriga; olhos pretos; bico curto e escuro; patas curtas, pretas e cobertas com uma penugem branca; asas curvadas, compridas e pontiagudas; e cauda longa e bifurcada com pequenas manchas brancas quase na extremidade. Pode atingir 19 cm de comprimento e 35 cm de envergadura. Voa de forma hábil e rápida. A plumagem dos juvenis é mais acastanhada e pálida, e ainda não possuem as longas guias caudais. É a ave nacional da Estónia.
Esta espécie ocorre em campos abertos com vegetação baixa ou em povoações, de preferência junto à água. Alimenta-se de insetos em pleno voo. Enquanto voa junto à superfície de lagos ou rios recolhe água com o bico aberto para beber e efetua mergulhos rápidos para se banhar.
Esta ave, migradora de longa distância, simboliza a chegada da primavera. Pode ser observada no Algarve sobretudo entre Fevereiro e Outubro. Tende a regressar às mesmas áreas todos os anos.

















Os machos regressam à área de reprodução antes das fêmeas e escolhem um local para fazer o ninho. Posteriormente anunciam a sua escolha às fêmeas com um voo circular e um canto. As fêmeas preferem os machos com guias caudais mais longas visto que normalmente são geneticamente mais fortes. Os casais desta espécie ficam juntos para toda a vida.
Esta espécie nidifica em toda a região do Algarve, de forma solitária ou formando pequenas colónias. Na primavera, os casais constroem os seus ninhos em forma de taça, sobretudo em construções humanas e utilizam lama misturada com palha ou outros materiais macios. 
A Andorinha-das-chaminés faz normalmente 2 posturas anuais, com 4 a 5 ovos brancos sarapintados de vermelho. Utilizam o mesmo ninho nas 2 ninhadas, podendo ser reparado e usado nos anos seguintes. A incubação é feita sobretudo pela fêmea e dura entre 11 a 19 dias. As crias ostentam a garganta proeminente vermelha, o que induz à alimentação por parte dos progenitores. Os juvenis atingem a idade de emancipação aproximadamente 20 dias após o nascimento. Continuam a ser alimentados pelos progenitores durante cerca de 1 semana após saírem do ninho. Por vezes, as aves da primeira ninhada ajudam os progenitores a alimentar a segunda ninhada.
Esta ave pode atingir mais de 11 anos de idade.
















Sem comentários:

Enviar um comentário