Algarve Meu Algarve

quarta-feira, 30 de maio de 2018

Cabo de São Vicente


Vídeo Cabo de São Vicente #Algarve #Portugal: https://www.youtube.com/watch?v=O_vPsCdpWDk

O Cabo de São Vicente situa-se no concelho de Vila do Bispo, na freguesia de Sagres. Trata-se do extremo sudoeste de Portugal continental e faz parte do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.





Na Idade Média, este cabo era considerado o fim do mundo. Atualmente, as suas falésias com cerca de 60 metros de altura ainda criam um cenário místico e ostentam formas curiosas acompanhadas por ondas sonoras.























Na paisagem pode-se destacar a Rocha A Bota.



No séc. XII, existia neste cabo um convento de monges Moçárabes. Na 1ª metade do séc. XVI, foi construído aqui um convento que albergou frades Jerónimos e alguns anos depois frades Franciscanos. A fim de proteger o convento, foi construída a Fortaleza do Cabo de São Vicente no séc. XVI. Este monumento, também designado por Antigo Convento do Corvo, foi reedificado nos sécs. XVII e XVIII e é património do Estado.









Desde o séc. XV, o Cabo de São Vicente é um ponto essencial para a navegação uma vez que constitui um local de passagem obrigatória para os navios que rumam para o Mediterrâneo. 
No recinto deste monumento encontra-se o Farol do Cabo de São Vicente, o Museu, a Cadeira Gigante, e o Monumento em Homenagem a São Vicente.



No Museu encontra-se uma Estátua do Infante D. Henrique, placares com poemas, e miniaturas de navios e de faróis. Para sair do museu é obrigatório passar por uma loja de recordações.







A Cadeira Gigante constitui uma alusão aos Deuses visto que esta área é considerada sagrada desde o período Neolítico (± 10 000 a.C. – 4 000 a.C.). Existem ainda alguns testemunhos de culto sagrado muito remoto, tais como núcleos de menires relevantes perto deste local e descrições de autores gregos, do séc. IV a.C., referentes a cerimónias religiosas e à proibição dos humanos frequentarem este local de noite devido à presença dos deuses. No período em que os fenícios tiveram feitorias no Algarve, existia aqui um santuário dedicado às divindades solares de Hercules-Melcart.




O Monumento em Homenagem a São Vicente foi criado em 2017, por Richard Grahne. São Vicente é orago da Diocese do Algarve e é representado em Portugal com uma palma e um evangeliário ou com uma barca e um corvo.





Em 1515, o bispo do Algarve D. Fernando Coutinho mandou erguer, no extremo deste cabo, um farol destinado à segurança da navegação. Em 1846, D. Maria II mandou reconstruir o farol, tendo sido inaugurado em 1851. Após ter sido sujeito a várias modernizações, o atual farol iniciou o seu funcionamento por volta de 1904. 
O Farol do Cabo de São Vicente é considerado um dos faróis de maior alcance a nível Europeu, com clarões rotativos que têm um alcance de cerca de 59 quilómetros, e um potente sinal sonoro. A sua torre cilíndrica atinge uma altura de aproximadamente 28 metros.












Sem comentários:

Enviar um comentário