Algarve Meu Algarve

sexta-feira, 9 de março de 2018

Cerro de São Miguel


Vídeo Cerro de São Miguel - Algarve - Portugal: https://www.youtube.com/watch?v=46IcCnwHtVU

O Cerro de São Miguel, também conhecido como Monte Figo, é a elevação mais alta da Serra de Monte Figo. O seu cume atinge 411 m de altitude e constitui um excelente miradouro, que permite avistar desde Vila Real de Santo António até Albufeira, na vertente sul. A norte, pode-se observar a Serra do Caldeirão.
Uma estrada estreita alcatroada permite aceder ao cume. Este cerro localiza-se no concelho de Olhão, a cerca de 4 Km a noroeste de Moncarapacho e a aproximadamente 10 km da costa sul algarvia. 
Na antiguidade, o Cerro de S. Miguel constituía um importante ponto de referência para a navegação costeira. Existem várias alusões à sua estratégica localização nos mapas portulanos, textos literários e documentos históricos pertencentes aos Fenícios, Cartagineses, Gregos, Romanos, Vikings, Árabes e outros povos cristãos da Europa do Norte. Inclusivamente, atribuíam-se-lhe poderes místicos, obscuros e fantasiosos, provenientes de uma fértil imaginação, intrínseca aos povos marítimos. Os Gregos chamavam-lhe Monte Zéfiro (Deus do vento oeste, que os levava para casa) ou Montanha Sagrada, considerando-o uma espécie de Olimpo onde as divindades marítimas se reuniam em sigilosa conferência. 
Após a reconquista cristã, segundo a tradição local, o cerro foi denominado pelo nome do santo preferido do Infante D. Henrique, devido a ter sido o primeiro ponto de terra portuguesa que ele avistou no regresso da conquista de Ceuta. 
Neste local encontram-se retransmissores; um marco geodésico; e uma flora silvestre exuberante, podendo-se destacar a Roselha-grande (Cistus albidus), a Marioila (Phlomis purpúrea) e a Esteva (Cistus ladanifer). 
Na encosta norte do Cerro de São Miguel encontra-se a Igreja de São Miguel. Este templo apresenta uma arquitetura rural, com influências góticas. Na fachada existe um painel de azulejos dedicado a São Miguel.





























































Sem comentários:

Enviar um comentário