Algarve Meu Algarve

sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Aldeia de Odeleite e Barragem de Odeleite


Vídeo Aldeia de Odeleite e Barragem de Odeleite #Algarve #Portugal: https://www.youtube.com/watch?v=PoYEaoMQklg

A Aldeia de Odeleite localiza-se no concelho de Castro Marim. O seu casario branco estende-se ao longo da encosta de um cerro, até às margens da Ribeira de Odeleite.
Esta aldeia rural do interior algarvio nasceu no quarto milénio a.C., quando uma comunidade de pastores e agricultores aqui se fixaram. Até ao período romano, constituiu uma importante área de exploração de cobre.
Atualmente é conhecida como a aldeia florida devido a um evento que aqui se costuma realizar a 1 de Maio. Trata-se de um concurso destinado a todos os moradores de Odeleite, que premeia a rua e a habitação mais floridas.
Odeleite em árabe escreve-se Wadi-al-laban e significa Rio de Leite.
A Casa de Odeleite foi um importante entreposto comercial e a casa mais rica da freguesia, no início do séc. XX. Foi adquirida pela Câmara Municipal de Castro Marim em 1999. Após a sua remodelação, o edifício recria atualmente o ambiente da sua época original e representa a casa serrenha algarvia. Este espaço alberga mais de 3000 documentos e objetos tradicionais.
A Igreja de Nossa Senhora da Visitação data do séc. XVI.
O Miradouro de Odeleite proporciona paisagens da Barragem de Odeleite e da sua envolvente. 
A Barragem de Odeleite situa-se junto à aldeia de Odeleite, num afluente do rio Guadiana que se designa por Ribeira de Odeleite, também conhecida por Rio do Dragão Azul devido ao seu formato. Esta barragem foi construída entre 1992 e 1998 e inundou cerca de 720 hectares de terreno. A sua bacia hidrográfica tem uma área de 352 km². É a principal infra-estrutura de armazenamento de água do sotavento e serve para o abastecimento público de água. 

Sem comentários:

Enviar um comentário