Algarve Meu Algarve

sábado, 2 de setembro de 2017

FOLKFARO 2017 - Portugal - Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão (Cortelha - Loulé)


Em 2017, o FOLKFARO (Festival Internacional de Folclore da Cidade de Faro) decorreu em várias localidades do Algarve, de 19 a 27 de Agosto, sob o lema “Povos, Culturas e Tradições!...”.
Este evento anual nasceu em 2003 e é organizado pelo Grupo Folclórico de Faro. Atualmente é considerado o maior festival de folclore do sul de Portugal.
Nesta 15ª edição do FolkFaro atuaram os seguintes grupos:
• CAZAQUISTÃO - Ensembles Murager e Inju Marzhan (Atyrau)
• BULGÁRIA - Folk Ensemble Madara (Shumen)
• MÉXICO - Ballet Folklórico de Orizaba (Orizaba)
• COSTA RICA - Grupo Folklórico Costa Rica (Asserri)
• POLÓNIA - Ensemble Warszawianka (Varsóvia)
• ITÁLIA - Gruppo Gergent (Sicília)
• PORTUGAL - Grupo Tradicional "Os Casaleiros" - Azambuja; Grupo Etnográfico Danças e Cantares da Nazaré; Rancho Folclórico Rosas do Lena - Batalha; Grupo Folclórico de São Torcato - Guimarães; Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão - Cortelha (Loulé); Rancho Folclórico da Casa do Povo da Conceição de Faro; e Grupo Folclórico de Faro - Adulto, Infantil e Cancioneiro.

O Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão nasceu em 2003, na aldeia da Cortelha, situada no concelho de Loulé. Este grupo é constituído por cerca de 60 elementos, com idades compreendidas entre os 5 e os 75 anos. Nos seus espetáculos, os pares com trajes típicos e utensílios, representam as profissões que sustentavam a Serra do Caldeirão, tais como o tirador de cortiça, a padeira, o moleiro, o ceifeiro, o pastor, a queijeira e o lavrador abastado.
Este grupo participou em vários festivais de folclore nacionais e internacionais (ex.: em França, Espanha e Hungria).

Sem comentários:

Enviar um comentário