Algarve Meu Algarve

sábado, 29 de abril de 2017

Praia de Armação de Pêra e Vila de Armação de Pêra

Vídeo Praia de Armação de Pêra e Vila de Armação de Pêra: https://www.youtube.com/watch?v=06qVly2NpmI

Gentílico: Armacenense
Armação de Pêra situa-se no concelho de Silves e encontra-se inserida numa ampla baía, que vai da Ponta da Galé até à Ponta da Senhora da Rocha. Antigamente, este local era denominado por Pêra de Baixo.
A actual vila de Armação de Pêra teve origem no séc. XVI, num pequeno conjunto de cabanas de pescadores. O seu desenvolvimento deu origem ao desordenamento do território.
No extremo poente desta vasta praia predominam as arribas calcárias enquanto que para nascente se encontram vastas dunas e a zona húmida na foz da Ribeira de Alcantarilha, com a sua vegetação típica e várias aves aquáticas. A este da praia também se encontram no areal embarcações coloridas dos pescadores. Na zona central da praia existe um passeio pedonal paralelo ao mar, com espaços ajardinados e uma vista panorâmica sobre a linha de costa.

Chalé dos Bicos
O Chalé dos Bicos, também designado por Palacete dos Caldas e Vasconcelos, foi construído no início do séc. XX (1908) e simboliza o auge da casa de veraneio da burguesia ligada à indústria da cortiça. Foi projectado pelo proprietário, Manuel de Vasconcelos, que se inspirou na arquitetura civil francesa da época. Localiza-se junto à Praia de Armação de Pêra e tem acesso direto para a praia.
Este chalé foi adquirido em dezembro de 2015, pelo grupo hoteleiro Vila Vita Parc, pelo valor de cerca de 2 milhões de euros.

Fortaleza de Armação de Pêra
A Fortaleza de Armação de Pêra foi construída no séc. XVI a fim de proteger a povoação da pirataria. No séc. XVII, foi realizada uma campanha modernizadora, comprovada pela data de 1667, que se encontra sobre o portal principal.
A Capela de Santo António foi edificada no séc. XVIII, por volta de 1720, dentro da Fortaleza de Armação de Pêra, em invocação ao padroeiro do forte. Este templo, também conhecido como a Capela da Nossa Senhora dos Aflitos, foi classificado como imóvel de interesse público em 1978. 







































































Sem comentários:

Enviar um comentário