Algarve Meu Algarve

sábado, 25 de março de 2017

Garça-real (Ardea cinerea)


Vídeo Garça-real (Ardea cinerea) - Algarve - Portugal: https://youtu.be/g90U98JeSIU

A Garça-real (Ardea cinerea) pertence à família Ardeidae. Esta ave aquática mede entre 84 cm a 102 cm de comprimento e 155 cm a 175 cm de envergadura. É a maior garça que ocorre em Portugal. 
Em relação à plumagem pode-se destacar o cinzento em quase todo o corpo, sendo mais claro na parte inferior; o preto nas rémiges e nas coberturas primárias das asas; as listras pretas no pescoço; uma mancha preta nos ombros; a coroa branca; e o supercílio preto. Ostenta na nuca uma pluma preta, longa e estreita. Apresenta patas amarelo-acinzentadas ou cinzentas; e bico direito e forte amarelo-acinzentado, que se torna alaranjado na época de reprodução. O seu longo pescoço por vezes forma uma quilha arredondada. 
O juvenil caracteriza-se pela cor cinzenta na fronte, na coroa, nos lados da cabeça e do pescoço, e no dorso. A nuca é preta acinzentada e incorpora uma pluma curta. A zona central do pescoço é amarelada.
Esta garça pode ser observada no Algarve, durante todo o ano. Ocorre sobretudo em zonas húmidas, com arbustos e árvores. Normalmente encontra-se isolada ou em pequenos grupos.































Sem comentários:

Enviar um comentário