Algarve Meu Algarve

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Praia de Monte Gordo e Vila de Monte Gordo

Vídeo Praia de Monte Gordo e Vila de Monte Gordo: https://www.youtube.com/watch?v=gFZQ6mIV2qk

A Praia de Monte Gordo e a Vila de Monte Gordo situam-se no concelho de Vila Real de Santo António.
Nas extremidades da praia as dunas são mais elevadas. Nestas zonas, foram instalados passadiços sobrelevados que permitem observar a diversa vegetação dunar e aceder ao extenso areal. A tranquilidade e a temperatura do mar são famosas.
A ocupação humana neste local é antiga e foi iniciada pelos pescadores, que aqui construíram as suas cabanas. Na altura do terramoto de 1755, o Marquês de Pombal tentou forçá-los a mudarem-se para a recém-construída Vila Real de Santo António, situada a cerca de 3 km. Enquanto alguns teimaram e permaneceram, outros deslocaram-se para a Andaluzia ou para a Meia Praia, onde o areal também é extenso.
A beleza e o clima deste local atraíram cada vez mais pessoas. Nos anos 40 do séc. XX, as famílias alentejanas ricas, começaram a construir vivendas para passarem aqui a época balnear. Na década de 60, foi construído um dos primeiros hotéis do Algarve e Monte Gordo assumiu um papel pioneiro no desenvolvimento do turismo algarvio.
Esta localidade foi elevada a vila em 2001.
A parte central da marginal da praia encontra-se acompanhada pela longa e pedonal Avenida Infante Dom Henrique, onde se pode observar a arte da calçada portuguesa. Aqui predominam os espaços ajardinados e diversos equipamentos turísticos, como por ex. o Casino de Monte Gordo.
A origem da Igreja de Nossa Senhora das Dores é provavelmente tão antiga quanto a povoação de Monte Gordo. Sob si existem vestígios de outra igreja.






















































































































































































































































































































Sem comentários:

Enviar um comentário