Algarve Meu Algarve

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Cidade de Vila Real de Santo António


Vídeo Cidade de Vila Real de Santo António - Algarve - Portugal: https://youtu.be/cPzm_LzeSSQ

A cidade de Vila Real de Santo António situa-se no extremo oriente do Algarve, junto ao Rio Guadiana, que constitui neste local uma fronteira natural com a Espanha. Vila Real de Santo António foi aqui construída a fim de controlar a movimentação de mercadorias no rio Guadiana, e reforçar a posição de Portugal face a Espanha.

Esta cidade foi construída de acordo com um projeto de Sebastião José de Carvalho e Melo, conhecido como Marquês de Pombal, ministro do rei D. José I. A Carta Régia da sua fundação foi assinada a 30 de Dezembro de 1773. A vila pombalina nasceu a 13 de maio de 1774. Trata-se de uma miniatura da baixa de Lisboa. Foi a primeira cidade construída de raiz em Portugal e constitui um exemplo da cidade da era do Iluminismo.

As suas ruas simétricas e largas apresentam edifícios de tamanho uniforme e com fachadas idênticas, convergindo para a Praça Marquês de Pombal. No centro histórico permanecem construções originais que apresentam varandas ornamentadas com um belo e delicado trabalho em ferro forjado. A Avenida da República constitui a fachada da cidade, que se encontra virada para Espanha, com o rio Guadiana pelo meio.

Gentílico: Vilarealense
Dia da Cidade de VRSA: 13 de Maio





















































Sem comentários:

Enviar um comentário