Algarve Meu Algarve

sábado, 21 de novembro de 2015

Cidade de Lagos

A Cidade de Lagos situa-se na Baía de Lagos, nas margens junto à foz da Ribeira de Bensafrim. A Baía de Lagos tem cerca de 10 km, que se estendem entre a Ponta da Piedade e a Ponta João de Arens.
A primeira designação da cidade foi “Lacóbriga”, daí a razão pela qual os naturais de Lagos se denominam “lacobrigenses”. “Lacóbriga” significa “fortaleza” na língua céltica. Nasceu da junção de pequenos povoados, que se situavam nas margens da Ribeira de Bensafrim. Foi fundada em 2000 a.C. por Brigo. Por aqui passaram diversas civilizações, tais como os cartagineses, os romanos e os árabes.
Em 1249, Lagos foi definitivamente conquistada aos árabes e integrada no território Nacional pelo rei D. Afonso III. 
No séc. XV, o Infante D. Henrique instalou aqui a Escola de Navegação (também denominada Escola de Sagres), que impulsionou os Descobrimentos Portugueses. Lagos, considerada a Capital das Descobertas, viu partirem a armada que conquistou Ceuta em 1415 e o navegador lacobrigense Gil Eanes que dobrou pela primeira vez o Cabo Bojador, até então considerado o fim do Mundo.
O rei D. Sebastião elevou a vila de Lagos à categoria de cidade em 1573 e passado pouco tempo declarou-a capital do Algarve, função essa que desempenhou até 1755.
A 27 de Outubro comemora-se o Dia da Cidade de Lagos.
Atualmente, a cidade encontra-se bastante desenvolvida e a sua economia baseia-se nas atividades do turismo, da agricultura e da indústria.
Nas ruas estreitas do centro histórico da cidade, predominam grandes casas dos séculos XVIII e XIX com fachadas imponentes, trabalho de pedra à volta das janelas e das portas, azulejos de estilo “art nouveau” e varandas com ferro fundido.

Avenida dos Descobrimentos


 Ribeira de Bensafrim e Avenida dos Descobrimentos






Avenida dos Descobrimentos



Toponímia







Casa da Água e Porta da Vila





























Praça Gil Eanes









































Sem comentários:

Enviar um comentário