Algarve Meu Algarve

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Vila de Porches

Postal Vila de Porches

A vila de Porches situa-se no concelho de Lagoa, num outeiro. Neste local predominam as ruas estreitas, a brancura do casario, as janelas emolduradas por barras pintadas de cores ocres, os telhados antigos e a originalidade das chaminés. 
A atual Vila de Porches  teve a sua origem em meados do séc. XVI, tendo sido edificada pela população, vinda de uma antiga e importante povoação romana e medieval, denominada Porches Velho, localizada mais próxima da costa.
A região de Porches é famosa pela sua produção de artesanato e de vinho. Actualmente, o barro artístico assimila harmoniosamente as técnicas e os motivos transmitidos pelos velhos grandes mestres. 
Porches foi elevada à categoria de Vila a 19 de Abril de 2001.
A Igreja Matriz de Porches, denominada Igreja de Nossa Senhora da Encarnação, foi construída no séc. XVI, tendo ficado praticamente destruída com o terramoto de 1755. A capela-mor conservou os seus traços primitivos. Esta igreja foi remodelada no séc. XIX. A fachada apresenta um portal neoclássico, sobre a qual se abre um janelão, encimado pela coroa real. No interior destaca-se uma abóbada de nervuras revestida com azulejos do séc. XVIII e o retábulo do altar-mor em talha dourada onde existem imagens do séc. XVIII.

Vila de Porches
Gentílico
Porchense

Mapa da Vila de Porches
Legenda:
1-Artesanato
2-Rotunda de Porches
3-N125
4-Polidesportivo de Porches
5-Depósito de Água

Mapa da Vila de Porches - Parte 1
Legenda:
6-Igreja de Nossa Senhora da Encarnação
7-Chaminé com 2 andares
8-Mó
9-Jardim Porches
10-Parque Infantil
11-Escola E.B.1 de Porches

Sem comentários:

Enviar um comentário