Algarve Meu Algarve

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Vila de Aljezur


Vídeo Vila de Aljezur - Algarve - Portugal: https://www.youtube.com/watch?v=Wel1Bf5Wabs

A vila de Aljezur, sede do concelho de Aljezur, também conhecida por vila presépio devido à toponímia do local, espalha-se pelas encostas de 3 cerros e é atravessada pela Ribeira de Aljezur. Este local está inserido no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina e encontra-se rodeado por diversas culturas agrícolas, podendo-se destacar a batata doce.
Esta vila apresenta ruas estreitas e sinuosas, onde predominam casas típicas da arquitetura rural algarvia, da qual sobressaem as platibandas e os vãos de janela coloridos que realçam as fachadas brancas.
Aljezur foi fundada no séc. X pelos Árabes e conquistada pelos cristãos a 24 de Junho de 1249, ao alvorecer. Desde então, Nossa Senhora da Alva tornou-se a Padroeira de Aljezur.
A 12 de Novembro de 1280, D. Dinis concedeu Foral a Aljezur, tendo sido a primeira Carta de Foral concedida por este rei a uma terra algarvia. No dia 1 de Junho de 1504, D. Manuel reformou a Carta Diplomática de D. Dinis e concedeu novo Foral a Aljezur.
A partir do séc. XV, a pacificação do território contribuiu para o aumento da população e a encosta do Castelo foi ocupada até junto do rio.
Após a destruição causada pelo terramoto de 1755, esta vila expandiu-se na planície em frente. O Bispo D. Francisco Gomes de Avelar, projetou e fez construir neste local a Igreja Nova ou de Nossa Senhora da Alva a fim de originar um novo aglomerado urbano. Este projeto só se concretizou no final do séc. XIX devido à forte resistência da população a esta mudança. 
Gentílico: Aljezurense


Castelo de Aljezur

Rua João Dias Mendes


Rua João Dias Mendes



Beco das Escadinhas


Rua de Lisboa e Largo 5 de Outubro

Largo do Pelourinho

Largo do Pelourinho

Rua São João de Deus

Rua São João de Deus e Igreja da Misericórdia

Rua do Gabão











Igreja Matriz de Nossa Senhora da Alva

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Alva

















Sem comentários:

Enviar um comentário