Algarve Meu Algarve

sábado, 6 de setembro de 2025

Vila de Estômbar

A Vila de Estômbar situa-se no Concelho de Lagoa. Foi denominada Sanabus pelos árabes. É a Terra Natal do poeta muçulmano Ibn Ammar. Foi elevada a Vila em 1991. Nesta vila predominam as ruas íngremes e estreitas, ladeadas por casas brancas com janelas, portas e embasamentos emoldurados de diversas cores. No alto das casas dominam as platibandas e as chaminés rendilhadas. 

Gentílico: Estombarense


As ruínas do antigo Castelo de Estômbar encontram-se atualmente vedadas ao público. Foi construído em taipa, provavelmente no séc. XI. Designava-se Abenabece.

A Igreja Matriz de Estômbar ou Igreja de São Tiago data do séc. XVI. Integra diversos estilos arquitetónicos, destacando-se o portal manuelino na fachada, decorado com motivos vegetalistas e encimado por uma vieira, símbolo de São Tiago. No interior sobressaem a talha e os azulejos barrocos, os capitéis dóricos e 2 colunas manuelinas esculpidas com diversas figuras. Na capela-mor encontram-se as imagens de São Tiago e de São José. Encontra-se classificada como Monumento Nacional desde 1984.

A Igreja da Misericórdia de Estômbar apresenta uma arquitetura clássica. De acordo com a inscrição esculpida na verga de uma porta, foi construída no séc. XVI.