Algarve Meu Algarve

quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Flamingo-grande (Phoenicopterus roseus)


Vídeo Flamingo-grande (Phoenicopterus roseus) - Algarve - Portugal: https://www.youtube.com/watch?v=r_85J3ceKyc&t

O Flamingo-grande (Phoenicopterus roseus), também denominado por Flamingo-rosado ou Flamingo-comum, é uma ave pernalta de grande dimensão, da família Phoenicopteridae. Considerado a ave mais alta da fauna portuguesa, mede cerca de 120-145 cm de altura e 140-170 cm de envergadura. O seu peso pode atingir aproximadamente 12 kg.
Esta elegante ave, apresenta as patas cor-de-rosa e o pescoço bastante longos; e o bico cor-de-rosa com a extremidade preta, curto, grosso e curvado. Na sua plumagem sobressai a cor branca com tons rosados, coberturas vermelhas e penas de voo pretas. Em voo, mantém o pescoço e as patas estendidos. Em adultos, a fêmea e o macho têm um perfil parecido. No entanto, o macho é geralmente maior e sensivelmente mais rosado.
















Esta ave mergulha o bico, em águas pouco profundas, para se alimentar de pequenos invertebrados, através da filtração da água. Quanto mais alimentos ricos em carotenoides ingerirem mais avermelhada ficará a sua plumagem.










O Flamingo-grande ocorre em águas salgadas ou salobras, mais precisamente em rias, rios, salinas, lagoas ou estuários.
Esta espécie, residente e migradora, pode ser observada no Algarve ao longo de todo o ano. Vive de forma solitária ou em bandos, frequentemente grandes. Trata-se de uma ave monogâmica visto que quando elege um parceiro é para toda a vida. Não se reproduz todos os anos.
O início da época de nidificação ocorre geralmente no fim de Abril. Os casais constroem o ninho com lama, em colónias. Esta espécie põe normalmente apenas um ovo, que é incubado por ambos os sexos ao longo de 28 a 31 dias. Após a eclosão, as crias permanecem nas imediações do ninho durante cerca de 10 dias. Posteriormente, são reunidas em “creches” mas continuam a ser alimentadas pelos seus progenitores. Aproximadamente cem dias depois começam a tornar-se independentes.



































Os juvenis apresentam o bico e a plumagem acinzentados. Aos 3 ou 4 anos de idade atingem a maturidade e podem-se reproduzir.




Sem comentários:

Enviar um comentário