Algarve Meu Algarve

segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Cegonha-branca (Ciconia ciconia)


Vídeo Cegonha-branca (Ciconia ciconia) - Algarve - Portugal: https://www.youtube.com/watch?v=WYwlKOjG0So


A Cegonha-branca (Ciconia ciconia) é uma ave aquática de grande porte, da família Ciconiidae. Pode atingir 100-125 cm de altura, 155-165 cm de envergadura e 100-115 cm de comprimento. Pesa entre 2,3 e 4,4 kg. Caracteriza-se pela plumagem branca, com as pontas das primárias e secundárias pretas. As patas e o bico são longos e vermelhos. Apresenta também o bico reto e pontiagudo, o pescoço comprido, a íris castanha escura ou cinzenta, penas longas no peito e cauda pequena. A nível morfológico, a diferença entre os sexos baseia-se no facto do macho ser ligeiramente maior do que a fêmea.
Esta ave não tem siringe, que é o órgão responsável pela produção de sons. No entanto, produz som através de batimentos de bico, que é amplificado pela bolsa da garganta.
Em algumas interações com outros membros da mesma espécie, esta ave lança rapidamente a cabeça para trás até a assentar nas costas e volta a trazer lentamente a cabeça para a frente. Este comportamento pode ser repetido várias vezes. 
É a ave nacional da Lituânia.









































Os bandos de Cegonhas-brancas são desorganizados.




Esta ave alimenta-se de pequenos vertebrados e invertebrados. O seu alimento encontra-se em zonas húmidas, arrozais, pastagens e lixeiras. Preferem zonas com vegetação baixa e água pouco profunda.












Esta espécie, residente e migradora de longa distância, pode ser observada no Algarve ao longo de todo o ano. Na Primavera, os casais constroem os seus grandes ninhos com paus em sítios altos, tais como árvores, edifícios ou postes de eletricidade. O Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (PNSACV) é o único lugar no mundo onde esta ave nidifica em rochedos sobre o mar. 
Os casais são normalmente monogâmicos e utilizam o mesmo ninho durante vários anos. Fazem 1 postura anual, normalmente de 4 ovos. Os ovos são brancos e eclodem de forma assíncrona 33-34 dias após terem sido colocados. Ambos os sexos incubam ao longo de cerca de 1 mês e ambos alimentam as crias. Quando as crias são muito pequenas, os progenitores abrem as asas para gerar sombra nas horas de maior calor. As crias permanecem no ninho durante 58-64 dias, continuando posteriormente a serem alimentadas pelos adultos durante mais 7-20 dias. Os juvenis têm penas pequenas, escassas e esbranquiçadas; patas cor de rosa que ficam acinzentadas com o passar do tempo; e o bico preto com a ponta acastanhada. Adquirem a plumagem adulta no segundo verão e começam a voar 58-64 dias após terem nascido. 
Várias Cegonhas-brancas migram entre a Europa e a África, evitando atravessar o Mediterrâneo uma vez que dependem da elevação dos ares térmicos, que não se formam sobre a água, para planarem e assim diminuírem o esforço de voar por longas distâncias. Em Agosto e Setembro, voam da zona de reprodução na Europa para África, onde se agrupam em grandes bandos. Em Novembro começam a regressar para a Europa. Os machos chegam mais cedo e escolhem os ninhos. Tendem a regressar às mesmas áreas todos os anos.
Muitas espécies nidificam regularmente nos ninhos das cegonhas-brancas, tais como o Pardal-montês (Passer montanus) e o Estorninho-malhado (Sturnus vulgaris).
A cegonha-branca pode viver mais de 30 anos.

























Sem comentários:

Enviar um comentário