Vídeo Alfaiate (Recurvirostra avosetta) #Algarve
#Portugal: https://www.youtube.com/watch?v=9UKKk-NV6x4
O Alfaiate (Recurvirostra
avosetta) é uma
ave limícola grande, da família Recurvirostridae. O seu nome deve-se ao
formato do seu bico, que aparenta uma tesoura ou uma agulha fina e comprida, bastante
recurvada para cima.
Caracteriza-se também pela plumagem
branca e preta, bico preto e longas patas
cinzentas-azuladas. Ambos os sexos têm a plumagem muito parecida durante todo o
ano. Normalmente, as fêmeas apresentam uma zona mais pálida em redor da base do
bico e um anel pouco marcado à volta dos olhos.
Esta ave alimenta-se de invertebrados, insetos, crustáceos e pequenos peixes. Encontra o alimento através do tato, balançando o bico entreaberto, de forma repetida e regular, debaixo de água pouco profunda e no lodo. Em águas límpidas deteta o alimento visualmente.
O Alfaiate ocorre sobretudo no litoral, mais precisamente nos estuários, lagoas, salinas e rias. A Ria Formosa e a Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António são dos poucos locais de Portugal onde nidifica.
Esta espécie pode ser observada no Algarve ao longo de todo o ano. Na Primavera, os casais constroem os seus ninhos perto de água, numa depressão no solo ou em vegetação rasteira e utilizam pequenos ramos, raízes e folhas para os acamar. Preferem áreas com alguma vegetação dispersa uma vez que ajudam a proteger os juvenis.
Os Alfaiates fazem uma postura anual, normalmente de 3 a 4 ovos, de forma oval, lisos, de cor castanho pálido pintalgado a preto. Ambos os sexos incubam ao longo de 23 a 25 dias. Os juvenis são excelentes nadadores desde muito pequenos e começam a voar entre os 35 e os 42 dias de vida. A sua plumagem permanece acastanhada até ao primeiro inverno.
Sem comentários:
Enviar um comentário