Algarve Meu Algarve

sábado, 22 de fevereiro de 2025

Praia da Oura

A Praia da Oura situa-se no Concelho de Albufeira, entre a Praia de Santa Eulália e a Praia dos Aveiros. O areal encontra-se acompanhado pelo mar ao longo de cerca de 1 km.

Esta praia encontra-se delimitada por arribas esculpidas de forma criativa pelo mar e pela chuva, onde são visíveis arcos e grutas. Alguns rochedos sobressaem no areal e no mar. Este habitat atrai diversas espécies vegetais e animais.

Pedra dos Bicos 

Trata-se de uma formação rochosa esculpida pela Natureza, que entra mar adentro.


sábado, 8 de fevereiro de 2025

Cia ou Escrevedeira-de-garganta-cinzenta (Emberiza cia)

A Cia (Emberiza cia) pertence à Ordem Passeriformes e à Família Emberizidae. O seu nome é onomatopaico, uma vez que pretende imitar um canto habitual desta ave. É também conhecida por Escrevedeira-de-garganta-cinzenta. O nome Escrevedeira surgiu do facto de os seus ovos parecerem estar escritos, devido aos riscos que apresentam.

Ambos os sexos apresentam um aspeto semelhante. Esta espécie pode atingir 16 cm de comprimento. A plumagem é maioritariamente acinzentada e alaranjada. As listras escuras na cabeça acinzentada criam um padrão proeminente.

Esta espécie é sobretudo residente, podendo ser observada no Algarve ao longo de todo o ano. Habita preferencialmente em áreas serranas.


sábado, 1 de fevereiro de 2025

Vila da Mexilhoeira Grande

A Vila da Mexilhoeira Grande situa-se no Concelho de Portimão, perto da Ria de Alvor. Foi elevada a Vila em 1999.

Nesta aldeia predominam as ruas estreitas, ladeadas por casas brancas com janelas, portas e embasamentos emoldurados de diversas cores e platibandas. 

Gentílico: Mexilhoeirense

O Monumento ao Agricultor foi inaugurado em 2001. Esta escultura em bronze é da autoria de Arlindo Arez.

O Monumento a José Vila foi inaugurado em 2024. Esta estátua em fibra de vidro é da autoria de Leonel Moura. José Vila (1944 – 2021) nasceu nesta vila e destacou-se como cozinheiro e pintor.

A Igreja da Misericórdia da Mexilhoeira Grande foi construída entre o final do séc. XVI e o início do séc. XVII. Apresenta linhas sóbrias. Na fachada barroca destaca-se o portal coroado por uma janela retangular e pela coroa real, e a torre sineira.

A Igreja Paroquial da Mexilhoeira Grande é também conhecida por Igreja de Nossa Senhora da Assunção. Data do séc. XVI. Integra diversos estilos arquitetónicos. Na fachada pode-se destacar o portal renascentista.

A Capela do Senhor dos Passos data do séc. XVIII. Trata-se de uma capela privada. Apresenta uma arquitetura barroca. Atualmente encontra-se em ruínas.