Algarve Meu Algarve

sexta-feira, 29 de novembro de 2024

Chapim-rabilongo (Aegithalos caudatus)

O Chapim-rabilongo (Aegithalos caudatus) pertence à Ordem Passeriformes e à Família Aegithalidae. O seu nome deve-se ao facto de ostentar uma cauda longa. É popularmente conhecido por Cabo de Enxada, Colher, Foguete e Rabo de Foguete devido ao aspeto da sua cauda. É também conhecido por Viúva Alegre devido à sua plumagem sombria e ao seu comportamento que se caracteriza pelo constante movimento acrobático e divertido.

Ambos os sexos apresentam um aspeto semelhante. Este chapim pode atingir 15 cm de comprimento, incluindo a cauda que mede até cerca de 9 cm. A plumagem é branca, preta, cinzenta e rosada. Normalmente apresenta a plumagem mais branca no norte da Europa e mais escura no sul.

Esta espécie é residente, podendo ser observada no Algarve ao longo de todo o ano. Habita em áreas arborizadas e ripícolas. 


quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Aldeia da Penina

A Aldeia da Penina situa-se no Concelho de Loulé, entre o Barrocal e a Serra do Caldeirão.

Nesta aldeia predominam as ruas estreitas calcetadas, ladeadas por casas brancas com janelas, portas e embasamentos emoldurados de diversas cores e chaminés rendilhadas. Encontram-se floreiras e várias peças de arte dispersas por toda a aldeia. A arte da cantaria envolve algumas portas e janelas.

Encontram-se também nesta aldeia a Fonte da Penina; a Capela de Nossa Senhora de Fátima; uma porta em arcada, típica do Norte da Europa e rara na Zona Mediterrânica; uma chaminé tradicional datada de 1821; e o Mini Museu da Penina.


quinta-feira, 14 de novembro de 2024

Praia dos Salgados

A Praia dos Salgados situa-se no Concelho de Albufeira, entre a Praia da Galé e a Praia Grande. Uma avenida ladeada por imponentes palmeiras permite aceder à praia. Numa extremidade da praia encontra-se a Lagoa dos Salgados. Nesta zona húmida destaca-se a diversidade da flora e da fauna. O areal encontra-se acompanhado por um cordão dunar, que alberga diversa vegetação.


sexta-feira, 8 de novembro de 2024

Goraz-coroado ou Garça-nocturna-coroada (Nyctanassa violacea)

O Goraz-coroado (Nyctanassa violacea) também se designa por Garça-nocturna-coroada. Esta espécie pertence à Ordem Pelecaniformes e à Família Ardeidae. Ambos os sexos apresentam um aspeto semelhante. O seu nome deve-se ao facto de ostentar uma coroa amarela na cabeça. Esta garça pode atingir 60 cm de comprimento e 112 cm de envergadura. O pescoço é extensível. Em relação à plumagem sobressai o cinzento em quase todo o corpo e as listras pretas na cabeça. 

Esta espécie costuma ter hábitos noturnos, podendo ser observada a dormir de dia.

Ocorre sobretudo em zonas húmidas. Pode ser observado no Algarve.