Algarve Meu Algarve

quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Aves no Algarve - Portugal 2

 
Vídeo Aves no Algarve - Portugal 2

Neste vídeo encontram-se as seguintes espécies de Aves no Algarve:

Bico-de-lacre (Estrilda astrild),

Caimão ou Camão ou Galinha-sultana (Porphyrio porphyrio),

Chapim-azul (Cyanistes caeruleus),

Chapim-de-poupa (Lophophanes cristatus),

Chapim-rabilongo (Aegithalos caudatus),

Escrevedeira-de-garganta-cinzenta ou Cia (Emberiza cia),

Estrelinha-real (Regulus ignicapilla),

Gaio (Garrulus glandarius),

Galeirão-comum (Fulica atra),

Garça-branca-pequena (Egretta garzetta),

Melro-preto (Turdus merula),

Pintassilgo (Carduelis carduelis),

Pisco-de-peito-ruivo (Erithacus rubecula),

Rola-do-mar (Arenaria interpres),

Trepadeira-azul (Sitta europaea) e

Trepadeira-do-sul (Certhia brachydactyla).

quinta-feira, 12 de setembro de 2024

Aldeia de Santa Rita

A Aldeia de Santa Rita situa-se no Concelho de Vila Real de Santo António, entre o barrocal e a serra. Nesta aldeia predominam as casas brancas com portas e janelas emolduradas de diversas cores e chaminés rendilhadas.

A Ermida de Santa Rita data do séc. XVIII. 

A Antiga Escola Primária de Santa Rita alberga desde 2005 o Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela (CIIPC).

Nos arredores da aldeia encontra-se o Antigo Moinho de Água de Santa Rita. Encontram-se também na envolvência desta aldeia o Antigo Santuário de Santa Rita, o Poço Antigo e o Antigo Moinho de Vento do Arrife.

O Antigo Santuário de Santa Rita é uma antiga fonte de planta quadrada coroada com uma cúpula. Este monumento designa-se por Antigo Santuário de Santa Rita porque segundo uma lenda terá aparecido neste sítio a imagem de Santa Rita, a Santa das causas impossíveis. 

O Antigo Moinho de Vento do Arrife data do séc. XIX.

O Antigo Forno de Cal de Santa Rita encontra-se também nas imediações da aldeia. Foi renovado em 2006. Simboliza a importância da cal de Santa Rita em toda a região do Algarve. Constitui um de vários fornos de cal, em alvenaria de xisto, que laboravam neste local.


quinta-feira, 5 de setembro de 2024

Barranco dos Pisões

O Barranco dos Pisões situa-se no Concelho de Monchique, em plena Serra de Monchique. Este local é atravessado pela Ribeira de Seixe, que nasce na Fóia e desagua numa extremidade da Praia de Odeceixe, no Oceano Atlântico. Antigamente a força da água desta ribeira era utilizada para mover um engenho chamado pisão, que servia para pisar tecidos, tornando-os mais consistentes. Os trabalhadores que realizavam esta atividade designavam-se por pisões e daí surgiu o nome deste barranco.

Este lugar alberga árvores imponentes, podendo-se evidenciar um Plátano-vulgar (Platanus hybrida). Esta árvore centenária nasceu em 1856. Na medição mais recente, em 2006, atingia 41 metros de altura. 

Ao longo desta ribeira existiam vários moinhos de água, que moíam diversos cereais. Neste barranco encontra-se o Moinho do Poucochinho, que permite recordar a sua atividade. Nesta ribeira formam-se algumas cascatas.