Algarve Meu Algarve

quinta-feira, 29 de agosto de 2024

Vila de Sagres

A Vila de Sagres situa-se no Concelho de Vila do Bispo, com vista para o mar. Sagres deriva de Sagrado. Esta vila encontra-se num lugar onde as práticas religiosas remontam à pré-história.

O Monumento Portal da Luz é da autoria do escultor Søren Ernst. Foi inaugurado em 2022.

No Jardim de Sagres encontra-se o Monumento ao Infante Dom Henrique, olhando e apontando para o Oceano Atlântico. Foi inaugurado em 2009. É da autoria de Augusto Cid. O Infante Dom Henrique fundou Sagres, impulsionou os Descobrimentos Portugueses e ficou conhecido como o Infante de Sagres.

Em bancos do Jardim de Sagres foi realizado o Mural Pássaros do Sul. É da autoria dos artistas plásticos Maria Nekh e Malte Oberquelle. Foi inaugurado em 2022. Este mural homenageia a diversidade da avifauna local.

A Antiga Escola Primária de Sagres alberga atualmente o Clube Recreativo Infante de Sagres (CRIS). 

A Igreja Paroquial de Sagres foi inaugurada em 1998. Apresenta uma arquitetura moderna.

Encontram-se também nesta vila a Rotunda da Âncora, o Relógio de Sol, o Monumento Surf em Sagres, a Fonte da Praça da República, o Mercado Municipal 25 de Abril e o Poço do Sítio das Vinhas.


quinta-feira, 22 de agosto de 2024

Praia do Barranco das Belharucas

A Praia do Barranco das Belharucas situa-se no Concelho de Albufeira, entre a Praia da Falésia e a Praia dos Olhos de Água.

O caminho de acesso à praia inclui no final cerca de 600 m de terra batida.

Nesta praia a paisagem transita das arribas calcárias do barlavento algarvio para as arribas formadas por areias e argilas, que predominam até ao Concelho de Loulé. Todos estes tipos de rochas podem adquirir formas surpreendentes. Neste habitat destaca-se a diversidade da flora e da fauna.

A cerca de 1,6 km da Praia do Barranco das Belharucas encontram-se as Escadas Olhos de Água, que permitem aceder a um pequeno areal. Quando a maré está vazia é possível observar olhos de água ou olheiros, ou seja, nascentes de água doce no areal.


quinta-feira, 15 de agosto de 2024

Aldeia de São Marcos da Serra

A Aldeia de São Marcos da Serra situa-se no Concelho de Silves, entre a Serra de Monchique e a Serra do Caldeirão, junto à Ribeira de Odelouca.

Nesta aldeia predominam as ruas estreitas e íngremes ladeadas por casas brancas com portas e janelas emolduradas de diversas cores e chaminés rendilhadas.

Existe uma fonte em cada um dos dois principais acessos da aldeia.

A Igreja Paroquial de São Marcos da Serra data do séc. XVI. Na fachada sobressaem o portal manuelino e a torre sineira barroca. O interior é constituído por uma nave. No centro do retábulo barroco da Capela Mor encontra-se uma imagem de São Marcos, o padroeiro da aldeia. No batistério encontra-se uma pia batismal manuelina.

O Jardim do Largo da Igreja permite observar de forma privilegiada alguma envolvência da aldeia.

A Chaminé do séc. XVII encontra-se classificada como Imóvel de Valor Concelhio.

A fachada do Palácio do Trigo apresenta um estilo Art Déco.


quinta-feira, 8 de agosto de 2024

Praia do Trafal

A Praia do Trafal situa-se no Concelho de Loulé, entre a Praia de Vale do Lobo e a Praia do Loulé Velho. O areal encontra-se acompanhado por um cordão dunar. Desta praia avistam-se as arribas e os pinhais das praias vizinhas.

Numa extremidade da praia a Ribeira de Carcavai alimenta uma zona húmida, onde se forma a Lagoa do Trafal

O caminho de acesso à praia é conjunto com o da Praia do Loulé Velho.


quinta-feira, 1 de agosto de 2024

Aldeia da Raposeira

A Aldeia da Raposeira situa-se no Concelho de Vila do Bispo, junto à Estrada Nacional 125. Nesta aldeia predominam as ruas estreitas ladeadas por casas brancas com portas e janelas emolduradas de diversas cores, platibandas decoradas e chaminés rendilhadas.

A Igreja de Nossa Senhora da Encarnação data do séc. XVI. Na fachada destaca-se o portal manuelino decorado com elementos vegetalistas e geométricos. Por cima deste portal encontra-se uma janela com uma misteriosa imagem.

A Casa do Infante data do séc. XV. Pertenceu provavelmente ao Infante Dom Henrique. 

Na envolvência da aldeia existem vários monumentos megalíticos, como por exemplo o Menir do Padrão.

A cerca de 2 km da Aldeia da Raposeira encontra-se a Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe. Foi construída no séc. XV com grés da região. Apresenta um estilo arquitetónico gótico. Foi classificada como Monumento Nacional em 1924.