Algarve Meu Algarve

sexta-feira, 28 de junho de 2024

Aldeia de Marmelete

A Aldeia de Marmelete situa-se no Concelho de Monchique, em plena Serra de Monchique.

Nesta aldeia predominam as ruas estreitas calcetadas com pedras da região e as casas brancas com portas e janelas emolduradas de diversas cores. Vários batentes de portas apresentam a forma de uma mão humana, simbolizando a proteção e a boa sorte. Existem fontanários dispersos por toda a aldeia.

A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Encarnação data do séc. XVII. A fachada encontra-se de frente para a serra. Nos cortinados das janelas laterais sobressaem as artes do crochê e do bordado.

A Fonte Velha ou Fonte dos Namorados remonta a 1926, sendo a fonte mais antiga da aldeia. A denominação teve origem no costume dos namorados se encontrarem nesta fonte Domingo à tarde, depois da missa. A água é proveniente de uma mina escavada nas rochas da Formação de Brejeira.

A Casa do Medronho foi inaugurada em 2015. Pretende recriar uma destilaria típica de Marmelete, apresentando os utensílios necessários para produzir aguardente de medronho.

Nos arredores da aldeia encontram-se o monumento Santinha, o Parque de Merendas da Santinha e a Capela de Santo António.

Santinha data da década de 1950. Trata-se de um monumento dedicado a Nossa Senhora da Boa Viagem. 

A Capela de Santo António data do séc. XVIII. Provavelmente foi construída no local onde Santo António apareceu a um pastor. Daqui podem-se observar de forma privilegiada a Aldeia de Marmelete e a Serra de Monchique.


quinta-feira, 20 de junho de 2024

Praia do Loulé Velho

O caminho de acesso à praia inclui no final cerca de 1 km de terra batida. 

A Praia do Loulé Velho situa-se no Concelho de Loulé, entre a Praia do Trafal e a Praia do Almargem. O areal encontra-se acompanhado por uma arriba, que alberga um pinhal. Casualmente o mar atinge esta arriba.

Numa extremidade da praia a Ribeira de Carcavai alimenta uma zona húmida, onde se forma a Lagoa do Trafal. 


quinta-feira, 13 de junho de 2024

Aldeia Amorosa

A Aldeia Amorosa situa-se no Concelho de Silves. Nesta aldeia predominam as ruas estreitas e sinuosas ladeadas por casas com quintais murados.

Na envolvência da aldeia existem vários menires.

A 100 metros de altitude encontra-se o Menir dos Gregórios. Data do período Neolítico, entre os milénios VI e V a. C. Foi esculpido em grés de Silves. Atinge 2,12m de altura e 0,80m de diâmetro.

O Parque de Merendas da Fonte do Chafariz situa-se a cerca de 1km da Aldeia Amorosa. Encontra-se inserido na Natureza, com vista para a Aldeia Amorosa.


quinta-feira, 6 de junho de 2024

Estação da Biodiversidade do Pico Alto

A Estação da Biodiversidade do Pico Alto situa-se no Concelho de Silves, entre o Barrocal e a Serra. Esta estação foi inaugurada em 2011. Ao longo deste percurso pedestre linear, com cerca de 1,5 km, encontram-se diversas espécies de fauna e de flora.

Nesta paisagem encontra-se inserido o Parque Eólico do Pico Alto. É constituído por 3 aerogeradores e iniciou a produção em 2007.

Neste pico predominam as rochas calcárias que se formaram no Tempo dos Dinossauros, quando se encontrava aqui a margem do Oceano Tétis.

A seguir a este percurso encontram-se o Marco Geodésico do Pico Alto e o Baloiço Panorâmico do Pico Alto. Daqui pode-se observar de forma privilegiada a área envolvente.